No ano passado, a Meta lançou um novo aplicativo de mídia social chamado Threads, que apresenta semelhanças com o antigo Twitter (X). Ele permite que os usuários postem e compartilhem textos, imagens e vídeos, e interajam com o conteúdo de outros usuários por meio de respostas, republicações e curtidas.
Relatórios anteriores indicaram que Threads está desenvolvendo um recurso Trending, permitindo aos usuários descobrir postagens sobre tópicos populares na plataforma. Embora o recurso ainda aguarde um lançamento generalizado, Threads está agora introduzindo o recurso Tendências para usuários nos EUA.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, compartilhou que o recurso Tendências em Threads ajuda os usuários a descobrir “tópicos oportunos sobre os quais as pessoas estão falando”, e que esses tópicos importantes podem ser encontrados na guia Pesquisar e no feed For You. Ele explicou que os tópicos são escolhidos por meio de IA, que analisa o envolvimento do usuário na plataforma.
No entanto, os tópicos escolhidos pela IA serão submetidos a uma revisão humana, o que parece ser uma medida sábia, especialmente com as eleições no horizonte. Nossos especialistas em conteúdo revisarão os tópicos selecionados por nossos sistemas de IA para garantir que não sejam duplicados ou confusos, mas, em geral, queremos que eles representem com precisão o que é realmente tópico nos Threads. As tendências políticas serão elegíveis. No entanto, esta abordagem parece contradizer a recente declaração da Meta. Há poucos dias, Mosseri deixou claro que tanto o Instagram quanto o Threads estão freando a recomendação de conteúdo político aos usuários. Ele mencionou que a nova postura da Meta não é “amplificar proativamente o conteúdo político de contas que você não segue.” Assim, embora a Meta restrinja a recomendação direta de conteúdo político que não é seguido, o recurso Tendências, alimentado pelo envolvimento do usuário, ainda pode elevar as discussões políticas de forma orgânica, o que cria uma contradição potencial. Atualmente, o recurso Tendências está sendo implementado para um grupo seleto de usuários baseados nos EUA. O CEO do Instagram mencionou que a plataforma tem como objetivo “aprender com este teste e repetir ao longo do tempo” antes de estender o recurso para mais regiões e idiomas.